As Sete Linhas da Umbanda
1ª Linha - Linha de Oxalá
Esta Linha representa a força máxima da Umbanda, de onde provêm o êxito de todos os trabalhos. É composta de diferentes espíritos de diferentes raças da Terra, não somente brancos e negros, entre eles os espíritos de pretos velhos, padres e freiras, culas almas purificadas atingiram a perfeição.
- Legião de Santo Antônio
- Legião de São Cosme e São Damião
- Legião de Santa Catarina
- Legião de São Expedito
- Legião de Santa Rita de Cássia
- Legião de São Francisco de Assis (Semiromba-frade)
- Legião de São Benedito ou Benzet
2ª Linha - Linha de Iemanjá
Dirigida por Iemanjá, também chamada carinhosamente de "Dona das Águas", "Rainha do Mar" e outros nomes. Tem a proteção de Oxum, dona dos lagos e cachoeiras, dos rios, da fecundação e do amor, bem como da Nanã, atuando nas águas das chuvas, realizando a limpeza da atmosfera, purificando as camadas aéreas para que tenhamos no solo, na terra, condições de vida. Composta também de espíritos de diferentes raças, de caboclos, Pretos Velhos e Exus.
- Legião das Sereias, sob a proteção de Oxum
- Legião das Ondinas, sob a direção de Nanã
- Legião das Caboclas do Mar, sob a orientação de Indaiá
- Legião das Caboclas dos Rios, sob a chefia de Iara (Entidade dos Rios)
- Legião da Estrela Guia, sob a direção de Santa Maria Madalena
- Legião dos Marinheiros, sob a chefia de Tarimá
- Legião dos Calungas, dirigida poe Exu Calunga ou Calunguinha
3ª Linha - Linha de Omulu (Obaluayê)
Esta Linha Linha é dirigida por Omulu (Obaluayê), que detem o poder sobre os corpos vivos ou mortos. Senhor da morte, tem seu trono assentado no Cruzeiro dos cemitérios. Esta Linha é cosntituída de espíritos de médicos e cientistas, Caboclos, Pretos Velhos, Exus e Médiuns Curadores
- Legião de José de Arimatéia, integrada pelas Falanges de Médicos e Cientistas
- Legião de São Cipriano, integrada pelas Falanges de magias
- Legião de Caboclos, integradas por Falanges de Caboclos oriundos de todas as raças
- Legião dos Pretos Velhos, integradas por Falanges de Preto Velhos oriundos de todas as raças
- Legião dos Povos Orientais, constituídas por Falanges de espíritos evoluídos de todo o Oriente
- Legião dos Médiuns Curadores, intregrada por médiuns cuja mediunidade é curadora, aqueles que são magnetizadores, são mais ou menos aptos a curar através das mãos
- Legião de Exu Curadô, constituída de falanges de Exus sob o comando de Exu Curadô (MARAMAEL)
4ª Linha - Linha de Ogum
Esta Linha, dirigida por Ogum (São Jorge), "Orixá da Guerra", cujas Legiões são chefiadas por guerreiros de diversas raças, constituídas de Caboclos, Preto Velhos e Exus, invoca as demandas espirituais.
- Legião de Ogum Beira-mar, aliada ao povo do mar
- Legião de Ogum Malei, aliada à Linha de Malei (Povo de Exu)
- Legião de Ogum Megê, aliada ao povo Megê (negros africanos)
- Legião de Ogum Naruê, aliada ao povo Naruê (escravos de várias raças)
- Legião de Ogum Nagô, aliado ao povo de ganga (Linha de Nagô)
- Legião de Ogum Iara, aliada ao povo dos rios (Caboclos)
- Legião de Ogum Rompe-Mato, aliada a Oxossi e seu povo da mata
5ª Linha - Linha de Oxossi
Esta Linha é chefiada por Oxossi, "Orixá das Matas", "Orixá da Fartura" constituída de grandes entidades espirituais, espíritos puros que amparam os sofredores utilizando o processo de "Passes" e praticando a cura através das ervas, aplicadas por caboclos, com o auxílio dos exus das matas.
- Legião do Caboclo das Sete Encruzilhadas (ou Caboclo das 7 Matas), que dirige as Falanges dos povos das florestas, tais como os espíritos das tribos Aimorés, Tupi, Tupiniquins e etc...
- Legião de Araribóia, chefiada pelo Cacique Araribóia
- Legião de Urubatão, chefiada pelo Caboclo Urubatão
- Legião da Cabocla Jurema, chefiada pela Cabocla Jurema
- Legião dos Tamoios, chefiado por Grajaúna
- Legião dos Guaranis, chefiada por Araúna
- Legião dos Peles-Vermelhas, chefiados por Águia Branca, integrando as Falanges de índios Chippeway, Sioux e etc...
6ª Linha - Linha de Xangô
Esta Linha dirigida por Xangô, "Orixá do Fogo" sob a orientação de São Jerônimo, também denominado Orixá da Justiça, impõe a justiça, dando castigo a quem merecer. É a Linha na qual aqueles que foram humilhados, serão elevados espiritualmente, os que castigaram, serão castigados e os que se enalteceram, serão rebaixados.
- Legião de Iansã, chefiada por Santa Bárbara
- Legião do Caboclo Ventania (ou dos Ventos)
- Legião do Caboclo das Cachoeiras
- Legião do Caboclo Sete Montanhas
- Legião do Caboclo Pedra Branca
- Legião do Caboclo Cobra-Coral
- Legião dos Pretos Velhos, integradas por Falanges de todas as raças e dos povos de Quenquelê
7ª Linha - Linha das Almas
Dirigida por Dom Miguel, que no sincretismo católico corresponde ao Arcanjo São Miguel, integrada por Omulu (Obaluayê)
- Legião de Pai Cambinda, integrado pelas Falanges do Povo da Costa
- Legião de Pai José D'Angola, integrado pelas Falanges do Povo D'Angola
- Legião de Pai Congo (ou Rei Congo), integrada pelas Falanges do Povo do Congo
- Legião de Pai Jerônimo, integrada pelas Falanges do Povo da Moçambique
- Legião de Pai Francisco, integrada pelas Falanges do Povo da Loanda
- Legião de Pai Benguela, integrada pelas Falanges do Povo de Benguela
- Legião de Pai Guiné, integrada pelas Falanges do Povo de Guiné
Resumo das 7 Linhas de Umbanda
- 1ª Linha de Oxalá - que representa a paz, a tranquilidade
- 2ª Linha de Iemanjá - que representa a procriação
- 3ª Linha de Omulu (Obaluayê) - que representa a saúde
- 4ª Linha de Ogum - que representa a luta, a demanda
- 5ª Linha de Oxossi - que representa o trabalho, a fartura
- 6ª Linha de Xangô - que representa a justiça
- 7ª Linha das Almas - que representa a humildade, a bondade
AS CORES E ELEMENTOS DE CADA ORIXÁ
SAUDAÇÕES AOS ORIXÁS E ENTIDADES
Oxalá
- Epa epa Babá! (yorubá)
Epa epa(exclamação de surpresa, grande admiração pela honrosa presença); Babá (pai)
- Epa epa Babá! (yorubá)
Epa epa(exclamação de surpresa, grande admiração pela honrosa presença); Babá (pai)
Omulu/Obaluaie - Atoto! (yorubá)
Atoto (Silêncio) – Silêncio! Ele está entre nós!
Atoto (Silêncio) – Silêncio! Ele está entre nós!
Oxóssi - Okê arô! (yorubá)
Okê (monte); arô (título honroso dado aos caçadores) – Salve o grande Caçador!
Okê (monte); arô (título honroso dado aos caçadores) – Salve o grande Caçador!
Oxum - Ora iê iê ô ! (yorubá)
Salve a Senhora da bondade!
Salve a Senhora da bondade!
Ogum - Patakori Ogun! (yorubá) ou ainda, Ogunhê! (brado que representa o força de Ogun) pàtàki (principal); ori (cabeça) – Muita honra em ter o mais importante dignitário do Ser Supremo em minha cabeça!
Yemanjá - Odô-fe-iaba! (yorubá) ou ainda, Odô iá!
Odô (rio); fe (amada); iyàagba (senhora) – Amada Senhora do Rio (das águas) !
Odô (rio); fe (amada); iyàagba (senhora) – Amada Senhora do Rio (das águas) !
Xangô - Kawô Kabiecile! (yorubá)
Ká (permita-nos); wô (olhar para); Ka biyê si (Sua Alteza Real); le (complemento de cumprimento a um chefe) – Permita-nos olhar para Vossa Alteza Real!
Ká (permita-nos); wô (olhar para); Ka biyê si (Sua Alteza Real); le (complemento de cumprimento a um chefe) – Permita-nos olhar para Vossa Alteza Real!
Iansã - Eparrê Oiá! (yorubá)
Eparrê (saudação a um dos raios do Orixá da decisão); Oyá (nome por que é conhecida Iansã) – Saudação aos majestosos ventos de Oyá!
Eparrê (saudação a um dos raios do Orixá da decisão); Oyá (nome por que é conhecida Iansã) – Saudação aos majestosos ventos de Oyá!
Ibêji - Oni Beijada! (yorubá) ou ainda, Beji, Beijada!
Ele é dois!
Ele é dois!
Nanã - Saluba Nanã! (yorubá)
Salve a Senhora Mãe de todas as Mães
Salve a Senhora Mãe de todas as Mães
Ossaim - Euê-ô! Euê-ô! Euê-ô! (yorubá)
Ewe (folhas); O (sufixo para cumprimentos (salve) – “Salve as folhas!” ,ou melhor “Salve o Senhor das folhas!”
Ewe (folhas); O (sufixo para cumprimentos (salve) – “Salve as folhas!” ,ou melhor “Salve o Senhor das folhas!”
Preto Velho - Adorei as Almas!
Caboclo - Okê, Caboclo!
“Salve o Grande Caboclo”
“Salve o Grande Caboclo”
Boiadeiro - Xetro marrumbaxetro! Xetruá!
Significação desconhecida. Figuração onomatopéica.
Significação desconhecida. Figuração onomatopéica.
Exú - Laroyê exú! (yorubá) ou ainda, Exú é mojubá!
“Saudação amiga à Exú” ; móju (viver à noite) bá (armar emboscada) - “Exú gosta de viver a noite, sempre capaz de armar emboscadas”.
“Saudação amiga à Exú” ; móju (viver à noite) bá (armar emboscada) - “Exú gosta de viver a noite, sempre capaz de armar emboscadas”.
Crianças - Oni, beijada!
“Ele é dois!” , saudação igual a dos orixás Ibeji.
“Ele é dois!” , saudação igual a dos orixás Ibeji.
Ciganos - Arriba!
Malandros - Salve a Malandragem ! ou ainda, Acosta! Malandro!
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